Temperos e especiarias: Feno Grego

O Feno Grego é um tempero super antigo. Leva esse nome porque foi descoberto justamente pelos antigos gregos. A história diz que houve uma época, que o estoque de feno de alguns agricultores embolorou e tornou-se rançoso, na tentativa de amenizarem o problema, decidiram misturar ao feno uma planta que crescia aleatoriamente e que cheirava aipo. 
A solução saiu melhor que a encomenda, já que além de tornar o feno atraente para os cavalos comerem, curou os animais que estavam doentes do estômago e do intestino.

A teoria dos agricultores foi comprovada, depois que que estudos revelaram que a semente extraída da vargem da planta, é composta por uma substância resinosa chamada  mucilagem, que quando misturada com água expande-se em uma forma gelatinosa com o poder de proteger os tecidos inflamados.

A partir daí, a plantinha que todos consideravam mato, foi batizada de feno grego, e hoje é um dos principais temperos da culinária indiana. Suas sementes são moídas para integrarem masalas (combinação de temperos, que pode variar de acordo com a região da Índia). Suas folhas servem como tempero para refogados, ou ainda seus brotos podem se tornar uma deliciosa salada.

Eu achei as sementinhas para comprar em uma loja de produtos para confeitaria, claro que não resisti, estava louca para experimentar. O cheiro delas é muito parecido com o cheiro de cubos de caldos industrializados, porém seu sabor é muito mais delicado.


Depois de começar a usar em tudo que é receita de carne, (fica ótimo na receita dos hambúrgueres, que passei aqui), cismei que queria experimentar seus brotos, então peguei o que sobrou das sementinhas e coloquei para brotar, em dois dias já tinha lindos e deliciosos brotos!! (juro que nesse momento me livrei de todo o trauma de quando eu era criança e a minha experiência de brotar o feijão para o trabalho da escola não deu certo).
Para brotar as sementes é muito fácil (vale para outras sementes também):
Forre um escorredor de macarrão, ou uma peneira, com papel toalha e espalhe as sementes por cima do papel.

Coloque o escorredor em cima de um prato com um pouquinho de água (quantidade suficiente para deixar as sementes úmidas, mas não encharcadas). Troque essa água uma vez por dia.
Em dois ou três dias você já terá seus lindos brotos!! 

Já que tive minha experiência bem sucedida, é claro que eu não ia sossegar, precisava avançar mais, então resolvi plantar parte dos brotos em um vasinho, assim se desse certo eu além de experimentar as folhas, teria feno grego na minha horta!!



Por enquanto eles estão crescendo que é uma beleza, acho que daqui há alguns dias já consigo experimentar as folhas, aí volto aqui e conto como elas são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.