Filme: Chef

Minha filha quando ainda balbuciava suas primeiras palavrinhas, não podia ver uma televisão e gritava “sisti ... sisti...”, referindo-se ao seu desejo em assistir seus programinhas favoritos... Sem dúvida ela puxou isso de mim, adoro “sisti”...
Assisto de tudo um monte, não tenho restrições, mas claro que tenho minhas preferências. Não gosto de filmes que exploram a tragédia, odeio essa mania de achar que para o filme ser bom tem que ter uma desgraça para no final acabar tudo bem. Também não vejo graça em comédias “sem graça”, prá dizer bem a verdade assisto de tudo, até prá saber do que eu não gosto. Mas a parte mais legal de tudo é quando eu acho o que eu gosto, e Chef é um filme que eu gostei muito! É leve e descontraído, não tem pretensão de ser mais do que é, tem uma linearidade e nenhum grande drama.
Alguns diriam em  tom pejorativo que é um filme "água com açúcar", eu não acho.
Carl, o protagonista, é um chef de cozinha. Logo no início do filme tem problemas com o dono do restaurante que trabalha, enfrenta a crítica gastronômica, é demitido e se torna chacota nas redes sociais. Paralelo a tudo isso, acompanhamos sua relação com o filho, ex-mulher e amigos de trabalho, que o ajudam a buscar um novo rumo para sua vida.
É um filme que fala de relações e de comida, assuntos embalados por uma trilha sonora deliciosa. Sua direção de fotografia é muito bacana, é totalmente coordenada com a evolução da história, me encantei com os planos detalhe de comida e com os lindos planos gerais que contextualizam a relação do protagonista com seu filho.
É atual, afinal, na vida real, nunca se falou tanto de food truck e redes sociais, assuntos presentes no filme todo. Acho que daqui uma década vamos assisti-lo em uma dessas reprises da TV a cabo e dar risada da nossa relação atual com as redes sociais, assim como hoje rimos do figurino dos anos 80.
O filme foi dirigido roteirizado e protagonizado por Jon Favreau, que tem em seu currículo filmes como Homem de Ferro e Cowboys e Aliens. Chef é diferente de tudo que Favreau já fez, me parece que de certa forma o diretor, assim como o Chef se reinventou nesse filme!

Ficha técnica:
Ano: 2014
Diretor: Jon Favreau
Roteiro: Jon Favreau
Elenco Principal: Jon Favreau, Sofia Vergara, Emjay Anthony, John Leguizamo, Scarlett Johansson, Dustin Hoffman, Robert Downey Jr., Bobby Cannavale.
Gênero: comédia, drama
Nacionalidade: EUA
Duração: 114 minutos

Assista o trailer oficial:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.