Receita de Pernil de Cordeiro com molho de Tamarindo


Eu estava com um pernil de cordeiro no freezer há umas duas semanas... Não fiz antes porque eu estava matutando um jeito diferente de preparar, que fugisse do meu modo habitual. Sabe aquela coisa de sair do automático?
Aí, passeando pela internet, vi um post no Come-se, da Neide Rigo, onde ela fala sobre tamarindo, na hora tive certeza que o meu cordeiro ficaria perfeito com molho de tamarindo.  Como eu já tinha uma bandejinha da fruta aqui em casa, percebi que eu estava com a faca e o queijo na mão (nesse caso, o cordeiro e o tamarindo), então fui logo anunciando: Amanhã vamos ter pernil de cordeiro ao molho de tamarindo! (é claro que eu esperava um comemoração por parte dos envolvidos), mas o que eu ouvi foi uma frase nada encorajadora: Mor, você sabe que eu não gosto de tamarindo né... (frase que eu interpretei como: Isso pode ficar estranho, faz com hortelã que não tem erro). Confesso que fiquei insegura, mas no final pensei, se não der certo, não deu, isso acontece.
Corri prá cozinha, tirei o pernil de cordeiro do freezer, colhi algumas ervas na minha hortinha,  e comecei a descascar os tamarindo para colocar de molho e fazer o concentrado, recém aprendido no Come-se, que seria o principal ingrediente do meu molho, (até então eu ainda não fazia a menor ideia de quais seriam os outros ingredientes para o molho).
O pernil descongelou por completo quase meia-noite, temperei, e deixei na geladeira, até o dia seguinte.
Fazia tempo que eu não ficava tão ansiosa com uma receita, até sonhei com o cheiro dela naquela noite... Sabe quando você acorda sentindo um cheiro?
No final das contas, acho que foi meio que uma previsão, porque logo que começou a assar, o perfume tomou conta da casa, minha amiga passou por aqui, e disse que estava sentindo o cheiro da rua!! Até que... acabou o gás... (o gás sempre decide acabar enquanto preparo algo que eu estou com muita vontade, outro dia acabou quando eu estava fazendo o Boeuf Bourguignon do filme Julie e Julia... detalhe, era tarde da noite, e não consegui ninguém para entregar o gás, mas também não podia dormir sem comer essa delícia... Acabei colocando a panela dentro do forno elétrico e consegui salvar o ensopado e matar minha vontade).
Ufaaa... acho que hoje estou muito dispersa, então prá resumir: apesar de ser domingo, o gás chegou razoavelmente rápido, terminei meu assado, que ficou ultra macio, ainda assei umas batatinhas para acompanhar, e todo mundo amou. Inclusive o molho de tamarindo. Olha lá a receita:
Receita Pernil de Cordeiro

Ingredientes:
01 Pernil de Cordeiro de aproximadamente 1,8 kg
01 maço de tomilho
03 galhos de hortelã
03 galhos de alecrim
06 folhas de louro (eu só tinha o seco, mas sempre prefiro usar o fresco)
01 colher de curcuma (o mesmo que açafrão-da-terra)
02 pimentas dedo de moça
04 dentes grandes de alho
Azeite a gosto
Sal a gosto

Modo de Fazer
Bata bem em um pilão, o alho, o sal, a curcuma, a pimenta, o azeite e metade dos outros temperos (tomilho, hortelã, alecrim e louro). Vai formar uma pasta.
Passe essa pasta em todo o pernil, e espalhe o resto das ervas que ficaram inteiras em baixo e em cima da carne (Eu não furei a carne, e o tempero pegou super bem).
Cubra com um filme plástico e deixe na geladeira por umas 12 horas. Leve para assar em forno alto, (já pré-aquecido). Depois de 20 minutos, abaixe o fogo para 160 graus, e deixe assando por cerca de 2 horas, ou até você achar que ele está bem assado.

Receita de Molho de Tamarindo

Ingredientes:
100 ml de concentrado de tamarindo (veja como fazer o concentrado aqui no Come-se)
50 ml de vinho branco
100 ml de água
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de raspas do fundo da forma que você assou o cordeiro
1 colher de café de maisena dissolvida em um pouquinho de água



Modo de fazer:
Coloque o concentrado de tamarindo junto com a água e as raspas da forma para ferver. Quando começar a ferver, acrescente o vinho, depois o açúcar. Experimente e veja se está do seu gosto (se achar que está muito forte ou azedo, pode dar uma acertadinha com mais água e/ou açúcar mascavo). Deixe fervendo um pouco, abaixe o fogo e acrescente a maisena dissolvida em água, deixe no fogo e vá mexendo por mais alguns minutos.

Para acompanhar fiz batatinhas, a receita delas já passei a receita aqui!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.