Receita de Mostarda tipo Dijon

A diversificação de molhos para comer com hambúrguer, cresce cada vez mais, existem um milhão de molhos, alguns deliciosos e outros meio estranhos (para o meu gosto, é claro), mas cá entre nós,  prá mim o melhor sempre será a mostarda!
A mostarda vai bem com tudo, com sanduíche, cachorro quente, salsicha alemã, salada de batata alemã, saladas em geral, e até para comer com pão, só pão e ela! Serve também para temperar carne (eu faço um contrafilé assado, temperado com mostarda, que é divino), enfim, vai bem com tudo.
Já estava namorando várias receitas de mostarda há algum tempo, mas sempre meio com um pé atrás, eu pensava assim: impossível ficar igual a mostarda industrializada, até que resolvi tentar, (me cansei dos preços cada vez mais altos das mostardas tipo dijon. Quanto as comuns, que apesar de custarem bem menos, da minha infância prá cá se tornaram pastas amarelas transparentes, de sabor artificial e engrossadas com amido).
A forma de preparo não tem segredo nenhum, é muito simples mesmo, e sem dúvida, o resultado é PERFEITO!!! Não podia ter ficado melhor!

Ingredientes:
¾ de xícara de sementes de mostarda escura
¼ de xícara de sementes de mostarda amarela
1 xícara de vinho branco seco
1 xícara de vinagre branco
1 cravo

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes em um refratário, e deixe na geladeira durante 48 horas.
Terminado o tempo, tire o cravo, e bata tudo no liquidificador. Você deve bater de acordo com a consistência desejada. Quanto mais bater, mais lisa ela ficará. (Dividi minha receita em duas partes, uma bati menos, e outra bati mais. A mais lisa usarei como molho de mostarda, a outra usarei para temperar carnes).
Depois de bater, volte para um refratário, tampe, e deixe na geladeira por uns 4 dias, antes de começar a consumir. Essa etapa serve para a mostarda perder um pouco do sabor picante, (que logo após bater é muitooo forte), ou seja, quanto mais tempo ela ficar na geladeira depois de pronta, menos picante ela fica.

Na foto acima, os grãos foram batidos por menos tempo
 Aqui a mostarda está com um aspecto mais liso, foi batida por mais tempo no liquidificador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.