Receita de Petit Gâteau de Erva Cidreira com Sorvete de Gengibre com Abóbora

Eu confesso que tinha muito receio em fazer petit gâteu por conta das lendárias dificuldades de preparo dessa delícia. Até que há pouco mais de um ano, encontrei essa receita no blog Panelaterapia,veja aqui, e de cara me encantei.
Erva Cidreira (é com esse nome que eu conheço essa plantinha), sempre foi uma das minhas prediletas para um chá, aí quando eu imaginei a possiblidade de ter o seu sabor, em um lindo bolinho... me tornei a mulher mais corajosa de todos os tempos!
No final das contas tive certeza, que essa é uma receita daquelas que além de dar certo na primeira tentativa, tem um perfume maravilhoso e um sabor extremamente delicado.
Para acompanhar, aderi ao sorvete de gengibre, porém acrescentei à receita mais um ingrediente, a abóbora, que junto ao verde da erva cidreira deixou a receita ainda mais colorida!


Receita de Petit Gâteau de Erva Cidreira

Ingredientes:
500 gr de chocolate branco
200 gr de manteiga em temperatura ambiente
5 Claras
10 Gemas
100 gr de Farinha de trigo
100 gr de folhas de Erva Cidreira
100 ml de leite

Modo de Fazer
Primeiro bata no liquidificador o leite e a erva cidreira, até ficar bem verdinho. Passe na peneira e reserve o líquido.
Derreta o chocolate lentamente em banho maria, ou coloque no microondas por cerca de 1 minuto. Junte a manteiga em temperatura ambiente e deixe esfriando.
Depois que a mistura estiver fria, acrescente as claras e as gemas peneiradas, misture bem, acrescente a farinha e por último o leite batido com a erva cidereira do início do preparo.
Leve para assar em forminhas para petit gâteau, bem untadas e enfarinhadas por cerca de 9 minutos, em forno pré aquecido a 180o.C

Receita de Sorvete de Gengibre com abóbora

Ingredientes:
500 gr de abóbora
4 colheres de açúcar
4 colheres de água
250 ml de leite
1/2 colher de chá de liga neutra
1/4 xícara de açúcar baunilhado
100 gr de leite condensado
100 gr de creme de leite
1/2 colher de café de emulsificante
1 colher de sobremesa de gengibre em pó

Modo de Fazer:
Descasque e pique a abóbora em pedaços pequenos, leve ao fogo médio junto com as 4 colheres de açúcar e as 4 colheres de água. Deixe cozinhar em panela tampada até amolecer, depois tire a tampa para toda a água secar. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco e leve ao freezer.
No liquidificador, bata por cerca de 4 minutos o litro de leite, a liga neutra e o açúcar baunilhado. Coloque em um recipiente e deixe no freezer por cerca de 2 horas.
Depois que essa mistura estiver congelada, retire do freezer, corte em pedaços e misture na tigela da batedeira com o leite condensado, o creme de leite, o emulsificante e o gengibre em pó.
Bata por cerca de 15 minutos, a mistura vai crescer bastante. Coloquem em um pote plástico tampado e leve ao freezer novamente.
Quando ele estiver quase congelado, tire do freezer e misture com a abóbora. Volte ao freezer para terminar o congelamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.