Doces Lembranças

Os Pequenos Cozinheiros

Sempre gostei de cozinhar, desde criança, ou pelo menos de estar na movimentação da cozinha. A primeira lembrança que tenho relacionada à comida é de quando eu tinha uns 4 ou 5 anos, minha mãe fez bombons de ameixa para o natal… até hoje, são meus preferidos!
Acho que cozinhar vai além do alimentar‐se, me encanto com a possibilidade de misturar ingredientes e ve‐lôs transformando‐se… tipo aqueles kit`s de química de brinquedo, só que de verdade.
Mais tarde, com uns 7 ou 8 anos, ganhei uma máquina de escrever, adorava datilografar o caderno de receitas da minha mãe, era uma delícia ler aquelas receitas e imaginá-las prontas.
Foi mais ou menos nessa época que ganhei meu primeiro livro de receitas, “Os pequenos cozinheiros: Livro de cozinha de todo o mundo para rapazes e raparigas”, da editora Unicef, nele encontramos receitas de vários países, como um delicioso biscoito da Hungría em formato de letras, com um glace que ia limão por cima, ou ainda um peixe, que se não me engano, era de algum lugar bem frio, tipo o Polo Norte…
As lembranças de aventuras culinárias na infância não param por aqui, o verão de 1989 foi marcado pela execução do meu primeiro bolo, inventado por mim, sem nenhuma receita! Com toda a convição do mundo convenci minhas primas que eu sabia fazer bolos, então fomos para a cozinha, quebramos alguns ovos, juntamos farinha, leite e açúcar, amassamos com às mãos aquela massa, de uma textura que até hoje nunca vi igual... e... forno! O resultado foi uma massa dura, que hoje me lembra um cookie gigante! Enfeitamos com uvas verdes… só não consigo lembrar de ninguém que tenha conseguido encarar a degustação do feito… 
Os anos foram passando... quando eu tinha uns 17 anos a Torta Holandesa virou febre, uma tortinha individual custava cerca de 4 reais na cantina da escola (isso em 1998). Um dia minha mãe achou em um desses jornalzinhos de bairro uma receita da tal torta e sugeriu que eu fizesse. Foi um sucesso, a torta holandesa foi sobremesa oficial de diversas ocasiões na minha vida. 
Quando terminei o 3o. colegial, nos reunimos para uma despedida no apartamento do meu amigo Carioca, já que em breve cada um estaria em uma faculdade diferente, em cidades diferentes... Fomos ao supermercado, compramos bebida, e os ingredientes para uma torta holandesa. Essa foi a maior torta holandesa de todos os tempos, acho que fiz umas 4 receitas... até hoje não me esqueço daquele gostinho... da torta… e da vida…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.