Livros de Receitas: Açúcar

Estar acompanhada por um bom livro é fundamental no meu dia-a-dia. Leio de tudo um pouco, sem preconceito, mas quando gosto do livro, ele nunca para na prateleira da estante, vira e mexe, me dá uma vontade de reler aquele trecho que eu tanto gosto, ou ler o livro todinho novamente, parece que quanto mais eu leio, mais o livro vai ficando melhor.
Açúcar: Uma Sociologia do Doce, de Gilberto Freyre, é um desses livros, eu nunca deixo ele quietinho. Foi um presente do meu marido, há uns 12 anos atrás, depois de uma peregrinação por livrarias. 
Ele teve sua primeira edição datada de 1939, como no próprio subtítulo diz, é uma sociologia do doce. Para o autor "sem o açúcar, não se compreende o homem do nordeste", e no livro é assim, dentro do contexto do Brasil colonial, em uma síntese de diferentes culturas, que em terras brasileiras ficou mais doce. Fazemos uma viagem ao passado, onde podemos entender um pouco mais sobre nós mesmos enquanto preparamos alguma das deliciosas receitas que integram o livro.
Desde a introdução, fica claro que é um livro sobre como açúcar adoçou ao longo da história, a forma com que vivemos, nossos gestos, nossas maneiras, nossa estética e até a nossa língua portuguesa.
O livro é todo recheado de receitas guardadas por tradicionais famílias e conventos nordestinos, que sem dúvida, habitam nossa memória afetiva, algumas delas são nossas velhas conhecidas, muito executadas até hoje, como os beijinhos, tão populares nas festas infantis, a goiabada, a bananada, o bolo de rolo, etc. Outras podem causar estranheza, como o bolo de batata ou a geléia de tomate, mas todas elas tem algo em comum, são deliciosas e levam ingredientes fáceis de encontrar!
Para quem tiver interesse, desejo boa leitura e bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.