7 Livros Raros de Receitas para Download Gratuito

E mais uma vez, navegando pela internet me surpreendi com a riqueza que podemos encontrar! Desta vez foram vários livros de receitas, datados a partir do século XVII e disponíveis para download gratuito.
Livros Impressos
Já baixei todos! E até imprimi e encadernei dois deles!
A responsável por me proporcionar tamanha alegria, é a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Universidade de São Paulo (USP), criado em 2005, quando a família de José Mindlin doou para a universidade todo o acervo, composto por 32,2 mil títulos, do bibliógrafo e de sua esposa, Guita.

Entre os livros de receita que eu encontrei estão:

Livro Arte de Cozinha
Arte de Cozinha

Autor: Rodrigues, Domingos, 1637-1719
Local de Publicação: Rio de Janeiro : Tipografia de J. J. Barroso
Ano de Publicação: 1838
Descrição Física: 248 p.

Resumo extraído do site: O mais conhecido, e considerado o primeiro tratado de cozinha publicado em Portugal, é o de Domingos Rodrigues (1637-1719), A arte da cozinha, que saiu em 1680. Domingos Rodrigues dizia ter 29 anos de fogão, e uma infinidade de banquetes devorados pelos convivas da mesa real portuguesa, quando publicou um pequeno volume dedicado às artes da cozinha. "Todas as coisas que ensino experimentei por minha própria mão e as mais delas inventei por minha habilidade", escreveu no prólogo. O cozinheiro real teria começado a exercer o ofício cedo, ainda sob o reinado de D. João IV, o primeiro soberano da dinastia dos Bragança. Alcançou a graça de Sua majestade D. Pedro II, "o pacífico", trabalhando duro e "com asseio e limpeza". A história de Arte de cozinha é curiosa. Conhecido como o primeiro livro de cozinha de Portugal, o volume escrito por Domingos Rodrigues teve três edições durante a vida do autor. A primeira em 1680, a segunda em 1683 e finalmente, a última, em 1698. Outras viriam ao longo do século XVIII, em 1732, em 1741, em 1758, 1765 e 1794. Um verdadeiro sucesso editorial num país em que, no período, publicar um livro não era fácil ou tão comum. No tempo de Domingos Rodrigues – isto é, no final do século XVII –, percebemos que a utilização do açafrão, do açúcar e das mais variadas especiarias e pimentas é um dos elementos que demonstra o poderio econômico do império português, que podia mandar vir dos lugares mais distantes do globo alimentos que custavam fortunas. Desta maneira, o livro de Domingos Rodrigues nos dá uma pista tanto do que significava a cozinha do rei como do que se comia nos jantares reais portugueses. O livro é, portanto, ao mesmo tempo, um reflexo da vida cotidiana e um lugar de encontro dos costumes através dos séculos. O livro sofria modificações a cada nova edição, tendo sido acrescidas ou suprimidas diferentes receitas. 

Clique aqui para baixar

Livro Cozinheiro ImperialCozinheiro Imperial
Autor: R. C. M.
Local de Publicação: Rio de Janeiro : Laemmert & Cia
Ano de Publicação: 1887
Descrição Física: 455 p.

Resumo extraído do site: O COZINHEIRO IMPERIAL OU A NOVA ARTE DA COZINHA foi publicado pela primeira vez nos anos 1840 pela Livraria Universal de Eduardo e Henrique Laemmert. O livro foi um sucesso editorial, tanto que, no pequeno mercado brasileiro do século XIX, em cerca de 20 anos, teve 10 edições. Essa é a décima edição, datada de 1887. O autor não assina o livro e coloca apenas suas iniciais, R.C.M., nas páginas iniciais. Em 1887, o livro foi complementado por uma emenda modernizada de Constança Oliva de Lima. Na época, não era exatamente de bom tom um homem aventurar-se pelo mundo das panelas e caçarolas. É provavelmente por tal razão que o livro deve ter permanecido anônimo. Mas R.C.M. não era apenas um gourmet de quitutes especiais, mas também um gourmet de livros. Isso mesmo. O livro O cozinheiro imperial é uma compilação praticamente completa dos dois outros livros portugueses clássicos de cozinha, a Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, publicado em 1680, e o Cozinheiro Moderno ou a Nova arte de cozinha, de Lucas Rigaud, cozinheiro de D. Maria I, editado um século depois.O mais interessante, no caso deste livro, é pensarmos nas razões de se editar um volume no Brasil com o título cozinheiro imperial”. Nação jovem, com apenas cerca de 20 anos de idade, e com um monarca ainda em formação, o Brasil dos anos 1840 precisava afirmar-se como império. Nada melhor do que tomar "emprestado" maneiras e modos das cortes européias, ou melhor, de Portugal, para a corte de uma jovem nação. Seríamos, desta maneira, na visão de R.C.M., mais comprometidos com o projeto de um império se nos comportássemos exatamente como um; como aquele que nos deu origem, ou seja, Portugal. Por esta razão estão elencadas as receitas com produtos que não se encontravam no Brasil da época, como alcaparras ou couves-de-bruxelas. O consumo exótico destes produtos nos validaria como um "império" ou como uma corte que sabia "como se comportar" no complexo jogo das nações.

Clique aqui para baixar

Livro Cozinheiro NacionalCozinheiro Nacional
Local de Publicação: Rio de janeiro : Livraria Garnier
Ano de Publicação: [entre 1860 e 1870]
Descrição Física: 498 p. : il.

Resumo extraído do site: Algumas décadas depois da publicação de O cozinheiro imperial foi editada pela Livraria Garnier O cozinheiro nacional. Além de anônimo, sua data de edição ainda é incerta e, por informações contidas dentro da obra, podemos situá-la entre os anos 1860/1870. A conjuntura nacional era outra. O império estava fortalecido. O romantismo dava o tom à literatura nacional e a defesa dos ingredientes nacionais tornou-se uma bandeira para o autor deste novo livro de receita. Desta forma, são valorizados ingredientes como a mandioca, o palmito, a abóbora, as bananas, os amendoins, os tatus, cobras e tartarugas nacionais. O livro contrapõe-se claramente ao seu antecessor. “Não iremos copiar servilmente os livros de cozinha que pululão nas livrarias estrangeiras, dando-lhes apenas o cunho nacional, pela linguagem em que escrevemos, nem tão pouco capeando a nossa obra com um rótulo falso[...]”, alerta o escritor.

Clique aqui para baixar

Livro Doceiro Nacional
Doceiro Nacional
Local de Publicação: Rio de Janeiro : B. L. Garnier
Ano de Publicação: 1895
Descrição Física: 339 p. : il., estampas

Resumo extraído do site: Na esteira do sucesso editorial de O cozinheiro imperial e O cozinheiro nacional, a Garnier publica no final do século XIX O doceiro nacional, que cai no gosto do público, sendo esta a quarta edição. Com uma compilação de receitas doces, mas muito doces mesmo, o gosto pelo açúcar, herdado dos portugueses, revela-se em sua plenitude. Ingredientes nacionais também são usados em profusão, como as geléias de jabuticaba ou o doce de caju e de pitanga. Muitas vezes, percebe-se claramente a herança dos antigos manuais da época moderna de como se fazer xaropes e cuidar da saúde, principalmente no caso da utilização específica do açúcar, que foi, por muitos séculos, considerado um remédio. Por isso aparecem receitas de xaropes como o de agrião, o de baunilha, de café ou de caju.

Clique aqui para baixar



O Cozinheiro dos Cozinheiros
Livro O Cozinheiro dos CozinheirosAno de Publicação: 1905
Descrição Física: 797 p. : il., 47 gravs., inclui índice
Local de Publicação: Lisboa : P. Plantier-Editor

Resumo extraído do site: Esta edição de O COZINHEIRO DOS COZINHEIROS é uma reimpressão de um dos maiores sucessos da Plantier em Portugal. O volume compila receitas de escritores e pessoas conceituadas em Portugal no início do século XX e inclui quitutes preparados por Alexandre Dumas, pai e filho, Saint Simon ou o Visconde de Belacanfor. As receitas são uma mistura de ingredientes e pratos de diversas regiões européias com a culinária típica portuguesa. Dentre as receitas francesas destacam-se clássicos do século XIX como o pombo com ervilhas, o court-buillon de frutos de mar, a enguia grelhada, as omeletes de vários tipos. Do lado português, caldeiradas, ensopados, sopas ou as rabanadas, chamadas pelo seu nome francês, pain perdu, ou em português, pães perdidos.

Clique aqui para baixar


O Livro das Noivas de Receitas e Conselhos DomésticosO Livro das Noivas de Receitas e Conselhos Domésticos
Autor: Almeida, Júlia Lopes de, 1862-1934
Local de Publicação: São Paulo : Castorino Mendes Editor
Ano de Publicação: 1929
Descrição Física: 170 p. : il.


Resumo extraído do site: Neste volume de 1929, a jornalista carioca Julia Valentina da Silveira Lopes de Almeida ensina às jovens donzelas casadoiras ou mocinhas recém-casadas as artes de cuidarem do marido. Em tom professoral, diversas dicas de como cuidar da casa são arroladas ao lado de receitas apetitosas e modernas para a época, como a do Club sandwich e o Pudding dos recém-casados. Júlia foi uma escritora prolífica e forte defensora dos direitos da mulher, ainda que nos dias de hoje suas pregações soem um pouco fora de tom, enquadrando a mulher como "bastião da casa", "rainha do lar" ou "defensora do lar". Ainda assim, para a época, uma mulher escrever tanto e alcançar tamanho sucesso com seus livros, era uma raridade.

Clique aqui para baixar


Livro A Arte Culinária na Bahia

A Arte Culinária na Bahia
Autor: Querino, Manuel, 1851-1923
Local de Publicação: Salvador : Livraria Progresso Editora
Ano de Publicação: 1957
Descrição Física: 86 p., 12 p. sem numeração


Resumo extraído do site: Manoel Raimundo Querino nasceu em Santo Amaro da purificação, na Bahia, em 1851, e morreu em Salvador, em 1923. Ainda pequeno ficou órfão e foi apadrinhado por um professor da Escola Normal que lhe deu uma educação formal bastante completa. Formou-se professor de Desenho Geométrico e acabou por se tornar um dos principais líderes abolicionistas brasileiros. Defensor da cultura africana como formadora de uma identidade baiana e brasileira, Manoel Querino publicou postumamente sua A arte culinária na Bahia. No livro destaca-se a contribuição indígena para a culinária brasileira. Entre os quitutes africanos, o arroz de aussá, o efó, o caruru e o xim-xim.


Clique aqui para baixar

25 comentários:

  1. Biblioteca online? ou impresso? excelente preciso urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Martha! Obrigada pela visita, é uma biblioteca online. É só clicar no link abaixo do resumo de cada livro que você já será direcionada para a página onde você pode visualizar os livros, e se quiser, baixar. Eu gostei tanto que imprimi, minhas cópias ficaram lindas!!

      Excluir
  2. Adorei conhecer seu cantinho.... Muito lindo demais....
    Seguindo http://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennifer, obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado! Um abraço

      Excluir
  3. Amei a dica...como sou baiana quero em especial o A Arte culinária da Bahia....
    Gostei, muito legal!

    Ah, passando para avisar que saiu uma divulgação fofa do seu blog, passa lá para conferir e mostrar aos amigos.
    Blog ArroJada Mix
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lhéu, que bom que gostou!! Amo a sua terra!! Como só há muito tempo, mato a saudades fazendo umas receitinhas ! :)
      Adorei a divulgação que vc fez!! Muito obrigada!! :)
      um abraço

      Excluir
  4. Olá! Os livros não estão mais disponíveis para download?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, Houve algum problema com os link`s, mas já consertei, agora vc vai conseguir baixar! Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Links quebrados, exceto o 'Cozinheiro nacional [completo]'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Houve algum problema com os link`s, mas já consertei, agora já é possível baixar todos!

      Excluir
  6. Alguns não estão disponíveis, o link esta quebrado ;\

    Obrigado pela postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e por me avisar do problema! Houve algum erro com os link`s, mas já consertei. Um abraço

      Excluir
  7. Olá... tentei fazer o download dos livros e não consegui. Faço parte de um grupo de culinária via whatsaap e tem 95 meninas querendo também kkkkk...
    Já divulguei teu blog e a troca de receitas entre nós é certa.
    Teria como me enviar os arquivos por email?
    Bj... lindo trabalho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elisandra! Obrigada pela visita! Houve algum problema com os link`s, mas já consertei, agora vc vai conseguir baixar! Mas se quiser que eu envie por e-mail. posso enviar também! Qual é seu e-mail?

      Excluir
    2. Elisandra Tudo bem?
      Eu sou apaixonado por culinária, manda um e-mail para mim atelierdirossi@gmail.com, tenho vários livros de culinária e gastronomia

      Excluir
  8. Que demais, adorei..já vou baixar!! =)

    ResponderExcluir
  9. Ola otimo seu trabalho....tentei baixar os livros mas alguns links sao repetidos. vc pode me passar a origem para eu conseguir fazer o download?
    Sucesso em seu trabalho.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá...ante de mais nada parabéns pelo seu trabalho.
    Tentei fazer o download dos livros e não consegui. Alguns links estão repetidos.
    Teria como me enviar a origem para baixar?
    Desde já obrigado e Sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Olá. Eu acabei de ver os links e estão incríveis. Nunca pensei que pudesse encontrar algo assim, faz com que minha paixão pela cozinha aumente mais. Só há um problema com link... O link de "O cozinheiro dos cozinheiros" está mandando pro livro "A arte da culinária na Bahia"...

    ResponderExcluir
  12. Esses livros são perolas incríveis, quem ler vai querer cozinhar ou ao menos comer. Grata

    ResponderExcluir
  13. Olá! Os links estão com problema ainda?
    Gostaria do "A Arte culinária da Bahia", pode me passar por email? (ilessaleal@gmail.com)

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde,
    Tentei baixar o "Cozinheiro dos Cozinheiros" mas o link vai diretamente para a "A Arte Culinária na Bahia"
    Será que dá para corrigir, estou a fazer um trabalho sobre alimentação na literatura portuguesa e esse livro seria top para o estudo.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,
    O link para baixar o "Cozinheiro dos Cozinheiros" está a abrir o livro "A arte culinária na Bahia" penso que o link está repetido.
    Estou a fazer um trabalho sobre Alimentação na Literatura Portuguesa e esse livro devido a fazer referência a diversos escritores portugueses e suas receitas é muito interessante para estudo.
    Agradeço a atenção e se possível o envio do link correto para carregar.
    Adorei os outros livros, são fantásticos assim como a iniciativa :) Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, meu nome é Daniel, cá estou por apreciar deveras a gastronomia e gostei muito de vosso sítio, das dicas, mas me fiz notar que os livros não estão mais livres para download, gostaria pois de tê-los para pesquisa, seria possível o envio para meu e-mail, é : danpasotti03@gmail.com.
    Agradeço-te desde já.

    ResponderExcluir

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.