Receita de Torta de Frango


Passar o feriado prolongado em casa era o que eu mais precisava. Aproveitei para fazer um boa faxina, arrumar os armários da cozinha, (já estavam naquele ponto catastrófico em que eu não consigo achar mais nada), além de fazer comida para congelar.
Eu sempre gosto de manter no freezer uma comidinha do dia-a-dia pronta para as horas de aperto.
Compro nesses atacados como Makro e Atacadão embalagens descartáveis e congelo tudo nelas em porções certinhas para uma refeição. Dessa vez eu fiz estrogonofe (sem o creme de leite, que eu coloco apenas na hora que eu descongelo), bife rolê e fricassê de frango.
Acontece que o fricassé de frango rendeu muito! Aí para ninguém enjoar, arrisquei, e usei uma parte dele para uma torta de frango, mesmo sabendo que todas as tortas de frango que eu fiz em toda a minha vida, nunca dão certo!
Saquei o celular falei “OK Google – Torta de Frango” (a melhor invenção do mundo para momentos culinários – nunca mais vou enfarinhar o celular tentando digitar). Entre os primeiros resultados estava um receita bem interessante da Rita Lobo, do programa Cozinha Prática. 
Em menos de 10 minutos já estava com ela no forno... literalmente uma receita prática, deliciosa e saudável, já que não vai nadinha de gordura hidrogenada!! Pela primeira vez acertei a mão em uma torta de frango!! \o/
Torta de Frango
Ingredientes:
Recheio
750 gr de peito de frango cortado em cubos pequenos
1 vidro de palmito
200 gr de milho
200 gr de ervilha
Azeitona a gosto
2 dentes de alho
200 gr de molho de tomate
200 gr de requeijão
Sal a gosto
Massa
4 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
200 gr de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
1 lata de creme de leite gelado com soro
1 gema de ovo para pincelar

Modo de fazer:
Recheio
Refogue o alho, acrescente o frango e uma pitada de sal. Logo o frango vai começar a soltar água. Deixe secar toda água e quando começar a querer grudar na panela, vá pingando água fervente, deixe suar, pingue mais água, sucessivamente até que o frango ficar completamente desfiado. (Acho que assim fica mais saboroso, mas se estiver com pressa pode cozinhar o frango na panela de pressão).
Com o frango já desfiado, coloque todos os outros ingredientes, com exceção do ovo e do requeijão) na panela e deixe dar mais uma cozinhada. Reserve.

Massa:
Preaqueça o forno a 180ºC. 
Em uma tigela grande, coloque a farinha com o sal e o fermento. Junte os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa, sem dissolver completamente a manteiga - quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica.
Junte o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.
Forme uma bola com dois terços da massa e transfira para uma superfície polvilhada com farinha. Com um rolo, abra a massa num formato arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma forma de torta de 24 centímetros de diâmetro.
Transfira a massa para a forma. A maneira mais prática é enrolar a massa no rolo e desenrolar sobre a forma. Com os dedos, pressione a massa contra as laterais e o fundo da forma e retire as sobras de massa.
Com um garfo, faça furos no fundo da massa. Cubra a massa com papel-manteiga e encaixe uma forma um pouco menor por cima da massa. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Retire a massa de torta do forno e, com cuidado, retire o papel-manteiga e a forma de cima.
Coloque o recheio de frango e espalhe o requeijão por cima.
Abra o resto da massa com o rolo e feche a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa. No centro da torta, com uma faquinha, faça um pequeno corte em cruz para que, ao assar, o vapor tenha por onde sair.

Com as sobras de massa, faça bolinhas para decorar a torta. Molhe a base de cada bolinha na clara de ovo reservada e distribua por toda a beirada da torta. Se desejar uma aparência mais brilhante, pincele a massa com uma gema de ovo batida com 1 colher (chá) de água. Leve para assar em forno preaquecido por cerca de 40 minutos ou até dourar.

2 comentários:

  1. Que delícia, já fiz mas com uma massa diferente...
    Vou testar com essa...
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Lhéu! Depois me conta como ficou!! :)

      Excluir

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.