Receita de kibe

Certa vez fui na casa de uma tia, (na verdade é irmã do meu bisavô, e veio da Síria para o Brasil há muito tempo, mas manteve além do sotaque toda a cultura).
Quando chegamos em sua casa, logo depois dos cumprimentos, ela já nos serviu seu delicioso kibe! Minha filha, (na época com uns 5 anos) comeu o primeiro pedaço e exclamou! Que delícia e a tia Nazira  perguntou em tom de afirmação: Você gosta de kibe!?! E a resposta foi: Eu adoro!! Mas minha mãe não faz para mim!! Só minha avó que me dá kibe! Nesse momento a tia Nazira disse, de um jeito só dela: Coitadinha, sua mãe não te dá kibe, tem que dar kibe prá ela, coitadinha... E imediatamente encheu mais uma travessa de kibe...
Depois disso comecei a fazer kibe aqui em casa com regularidade... e toda vez que eu vou para a cozinha prepará-lo, lembro com muito carinho da tia Nazira!
Não se assustem com as proporções de trigo e carne da receita que vou passar, ela está certinha, eu uso um quilo de trigo para meio de carne, se você seguir o passo de amassar do jeito que eu vou explicar aqui, meio quilo de carne é mais do que o suficiente, a lógica é que quanto mais você amassa, mais você ativa o glúten do trigo, e seu kibe fica super macio e sem esfarelar, que é o que acontece quando tem muita carne na massa.
Enfim, se você nunca fez, tá aí a receita, se já fez e não deu certo, tenta com essa receita que vai se surpreender. É uma delícia, é fácil de fazer e é super nutritiva.

Ingredientes:

1kg de trigo fino
½ kg de carne moída duas vezes (eu gosto de fazer com a alcatra bem limpinha, mas faço também com patinho e miolo de acém)
200gr de carne moída duas vezes para o recheio
1 maço grande de hortelã
2 maços de cebolinha
1 maço grande de salsinha
1 pimenta dedo de moça
Sal a gosto
¼ de xícara de óleo

Se for fazer kibe assado
2 colheres de sopa de manteiga
Óleo para untar a forma e regar o kibe

Se for fazer kibe frito
Óleo para fritar


Modo de fazer:
Coloque o trigo de molho em bastante água em temperatura ambiente.
Pique bem picadinho a hortelã, a cebolinha, a salsinha e a pimenta, se quiser, ao invés de picar pode passar tudo no processador. Separe um punhado para o recheio e reserve o resto para a massa.
Agora volte o trigo, esprema bem ele, aos punhados, usando a palma das duas mãos.
Junte ao trigo os tempero picados, a carne, o sal e o óleo. Comece a amassar, esse ponto considero um dos mais importantes da recita, e mais cansativos também, a ideia é amassar bem, como se estivesse sovando uma massa, você vai perceber que no início é uma massa bem esfarelenta, mas conforme for amassando ela vai encorpando até se tornar homogênea. Mesmo depois que sentir que a massa “deu liga” pode continuar amassando, isso que vai garantir que os kibes não abram na hora que você for fritar por exemplo.
Reserve a massa coberta com um saco plástico para não secar, e refogue a carne do recheio junto com o punhado de ervas que você deixou separado e uma pitada de sal. Não precisa fritar a carne, só dar uma refogada mesmo.
Prontinho, você tem uma massa básica de kibe, com ela você pode fazer kibe assado, kibe frito e kibe cru. Agora vou explicar o preparo de cada um deles.

Kibe Cru:

Pegue essa massa, coloque em um refratário e regue com azeite. Sirva com cebolas cortadas em quatro e limão. Muito cuidado com a carne que você vai usar, verifique a procedência, e de jeito nenhum use carne congelada. Eu amo kibe cru, mas tenho um pouco de medo, pois mesmo comprando carne de açougues confiáveis nunca podemos ter realmente certeza da sua procedência... por esse receio não como kibe cru há anos...

Kibe assado:
O kibe assado, na minha opinião é o que dá menos trabalho, afinal você não precisa enrolar um a um.
Coloque ¼ de xícara de óleo na assadeira, pegue metade da massa e forre toda a assadeira com ela. Se o óleo subir pelas bordas, não tem problema nenhum.
Disponha o recheio e cubra com a outra metade da massa. Aperte bem para ficar tudo bem compactado. Alise a superfície com a mão molhada na água.
Corte a massa na diagonal, fazendo aqueles losangos, regue com mais ¼ de xícara de óleo, e espalhe manteiga picada por cima.
Leve para assar em fogo alto por cerca de 1 hora, ou até que o kibe esteja bem dourado.
Você pode congelar o kibe já assado, na hora que bater a fome é só tirar do freezer e levar diretamente para o forno só descongelar e aquecer. Parece que ele acabou de ser feito.

Kibe frito:
Modele os kibes no tamanho de sua preferência, recheando-os com um pouquinho da carne refogada. Frite em óleo bem quente.
Se preferir, pode rechear com coalhada seca, olha a receita aqui, queijo muçarela, catupiry, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.