Receita de Frango com quiabo, angu e couve

Eu já queria uma panela de ferro há algum tempo... meu desejo foi reforçado quando aprendi uma receita de peixe chamada Azul-Marinho, é bem bacana, mas só dá certo se for feita na panela de ferro.
Pronto, fui prá cidade e comprei a panela, aí fui atrás de comprar os ingredientes, mas acontece que não achei o peixe certo em lugar nenhum... Acho que só vou conseguir na próxima vez que eu descer para o litoral.
Para tentar controlar a minha ansiedade resolvi aproveitar o friozinho que estava fazendo e estrear a panela com uma outra receita que é bem mineirinha!
Fiz um frango com quiabo, acompanhado de angu e couve refogada. Antes de começar a receita tomei todos os cuidados que vieram no manual da panela, é bem simples, mas exige uma certa paciência, como a essa altura do campeonato eu estava ultra ansiosa, foi quase que uma tortura, mas fiz tudo direitinho.
Primeiro cozinhei cascas de batatas por 3 vezes, deixei a panela esfriar e depois lavei-a com esponja não abrasiva (o lado amarelinho) e sequei-a no fogo. Depois de fria untei com óleo, para só depois de tudo isso começar a receita.
Eu achei que todo mundo fosse torcer o nariz, frango na panela nunca é muito bem vindo, com quiabo então... Mas para minha surpresa quando minha filha chegou na cozinha bem na hora que eu refogava o quiabo disse: Mãe!! Que cheiro bom, o que é isso? Vai demorar? Na hora respondi, é quiabo que vou fazer com frango, e imediatamente ela respondeu, hummm isso deve ser muito bom!!!
Realmente ficou divino, a receita é fácil, gastei cerca de uma hora para preparar tudo, servi o frango acompanhado por angu (que eu amooo, quando estou cansada faço e como sem nada, enche a barriga que é uma beleza), e couve refogada.
Olha a receita:

Receita de Frango com quiabo

Ingredientes1 frango inteiro cortado nas juntas
1 pimenta dedo de moça
4 dentes de alho
Sal a gosto
1 colher de cúrcuma
1 colher de óleo
750 gr de quiabo
1 limão
1/2 ramo de salsinha
1/2 ramo de cebolinha


Modo de preparo
Tempere o frango com a pimenta, o alho, o sal, a cúrcuma e o óleo e reserve.
Lave bem os quiabos, seque com um pano limpo. Pique-os em rodelinhas, descartando as duas extremidades. Reserve.
Agora voltamos para o frango. Coloque ele na panela, logo ele vai começar a soltar água. Deixe secar toda água e quando começar a querer grudar na panela, vá pingando água fervente, deixe suar, pingue mais água, até que o frango comece a desgrudar do osso.


Leve o quiabo para uma frigideira, esprema o limão sobre ele, e deixe refogar mexendo sempre... a baba dele vai grudar na frigideira e ele vai ficar sem nenhuma babinha.
Junte o quiabo ao frango, misture bem, junte a salsinha e a cebolinha e desligue o fogo.
Receita de Angu

Ingredientes1 litro de água fervente
250 g de fubá dissolvido em água fria
2 dentes de alho
Sal a gosto

Modo de preparoDissolva o fubá em um pouco de água fria.
Coloque o alho para dourar em uma panela, junte a água fervente. (cuidado que espirra). Junte o fubá dissolvido e vá mexendo sem parar. Abaixe o fogo, e continue mexendo até engrossar e começar a soltar do fundo da panela.
Passe o angu para um refratário molhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.