O delicioso açúcar de coco

Ouvi falar do açúcar de coco pela primeira vez no início desse ano, foi por intermédio de um amigo que ao ver o blog sugeriu que eu fizesse uma receita usando o tal açúcar. Uns dias depois, uma amiga enviou por whatsaap uma receita usando o açúcar de coco.
Índíce glicêmico: Açúcar de coco
Comecei a procurá-lo em supermercados e lojas de confeitaria, até encontrei, mas por um preço bem salgado então acabei nem comprando... o tempo passou e me esqueci dele... até que me deparei novamente com ele no varejão, foi sem querer mesmo, nem estava procurando... dessa vez o valor já era bem mais acessível, então resolvi comprar.
Cheguei em casa, senti seu cheiro e achei muito parecido com cheiro de coco queimado, (apesar de amar coco, eu odeio coco queimado), e fiquei com um pé atrás imaginando que se eu usasse ele em uma receita, a receita ficaria com sabor de coco queimado.
Há alguns dias ao testar uma receita de cookie me lembrei dele. Meio receosa resolvi trocar o açúcar comum pela mesma quantidade de açúcar de coco. O resultado foi incrível! Ele realmente adoça e não deixa o temido gosto de coco queimado.
Corri para a internet para pesquisar mais sobre ele, ainda tem pouca informação, mas com o que achei fiquei mais encantada ainda!
O açúcar de coco é originário do sudeste asiático, onde é considerado um alimento medicinal. Ele está muito presente na culinária de países como a Indonésia, Camboja, Tailândia, Vietnã, Malásia e Sri Lanka.
Do ponto de vista da produção, ele é considerado o açúcar mais sustentável do mundo, já que rende 75% mais do que a cana de açúcar e utiliza muito menos água.
Toda a sua produção é artesanal, primeiro a seiva das palmas de coco é extraída por meio de pequenos cortes, aí essa seiva é aquecida em uma caldeira até tornar-se um caramelo espesso. Enquanto a seiva é aquecida, é necessário mexer a caldeira constantemente até o produto chegar em uma consistência sólida. Depois disso é só embalar. Achei esse vídeo da agência de notícias Reuters, que mostra o processo de produção lá na Indonésia:
O Açúcar de coco é um adoçante natural, super nutritivo, não contém conservantes, não é processado e nem filtrado, o que garante que todas as vitaminas e minerais existentes na sua composição sejam preservados.

Índíce glicêmico: Açúcar de coco
Para se ter uma ideia, ele é extremamente rico em potássio, magnésio e zinco, além de ser uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6.
Seu poder de “docura” é o mesmo do açúcar de cana, (em receitas podemos substituir na proporção de 1:1), porém a melhor informação ainda está por vir: ele tem um índice glicêmico muito abaixo do açúcar e do mel, o que faz com que a absorção dele pelo organismo seja muito mais lenta, liberando aos poucos a glicose no sangue, o que faz do açúcar de coco a melhor opção para diabéticos.
Em breve vou postar uma receitinha especial usando o açúcar de coco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.