Receita de Mostarda Amarela

Há algum tempo, passei uma receita de mostarda nesse post aqui, mas acontece que gosto tanto de mostarda que resolvi fazer um teste para ver se eu conseguia chegar na mostarda amarela... O resultado foi perfeito, até fiz um vídeo que já está lá no canal mostrando o passo-a-passo. A receita é tão fácil que o vídeo tem 1 minuto!!
Algumas observações:
01 - Você deve bater de acordo com a consistência desejada. Quanto mais bater, mais lisa ela ficará, mas já adianto que ela fica deliciosa de qualquer jeito!
02 - Depois de bater, não esqueça de deixar a mostarda na geladeira por uns 4 dias antes de consumir. Essa etapa serve para a mostarda perder um pouco do sabor picante, (que logo após bater é muitooo forte), ou seja, quanto mais tempo ela ficar na geladeira depois de pronta, menos picante ela fica.

A lista com os ingredientes é essa aqui:

1 de xícara de sementes de mostarda amarela
1 xícara de vinho branco seco
1 xícara de vinagre branco
1 cravo

Ontem foi dia de festa em casa!

Ontem fizemos um festa aqui em casa! A anfitriã foi minha filha, tudo começou porque três amigos dela fazem aniversário esse mês, com isso a turma resolveu fazer uma festa surpresa. Precisavam de uma casa, e como bons festeiros que somos, topamos na hora!
Toda a organização ficou por conta deles, arrecadaram dinheiro, decidiram o cardápio, fizeram as compras, pensaram até em itens decorativos...eu apenas acompanhei, ou seja, dessa vez não assumi meu posto de cozinheira.
De última hora minha filha olhou pra mim e disse: Mãe, bem que você podia fazer cupcake, né! Adorei a proposta e coloquei em prática uma receitinha ótima que aprendi há alguns anos quando pedi socorro em uma loja que vende ingredientes para confeitaria. É uma receita que eles distribuem para clientes que querem vender os bolinhos, é ótima, a cobertura aguenta firme no calor, é gostosa e fica lindo!
Receita de cupcake de chocolate
Assim que a massa saiu do forno, alguma amigas da minha filha chegaram para ajudar arrumar os detalhes da festa, arrumaram as mesas, colaram faixas de feliz aniversário pela casa, parece que pela primeira vez as coisas aconteceram de forma sincronizada (eu sempre atraso tudo nas minhas festas)... Mas dessa vez, assim que tudo estava pronto os convidados começaram a chegar.
Foram cerca de 40 amigos e uma matemática complexa, porém bem sucedida para garantir que os três aniversariantes não descobrissem nada e fossem surpreendidos, ao mesmo tempo, por um sonoro SURPRESA! com direito a spray de espuma, daqueles usados em carnaval...
A noite estava ótima, (daquelas noites quentes deliciosas, com cara de verão, mesmo que oficialmente ainda estivéssemos no inverno), super propícia para que a festa extrapolasse os limites de casa e se espalhasse pela rua...
Enquanto eles tomavam a rua junto com um arsenal de pulseirinhas fosforescentes, meu marido e eu observávamos e divagávamos sobre a vida sentados na guia da calçada.

Receita de Cupcake de chocolate

Massa
Ingredientes:
1 xícara de açúcar
6 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
4 ovos
1 xícara de leite

Modo de Fazer
Bata a manteiga com o açucar até ficar esbranquiçado, junte o chocolate em pó, bata mais um pouco e vá acrescentando os ovos, um a um e aos poucos a farinha misturada com o fermento e alterne com o leite.
Coloque em forminhas e leve para assar em forno médio pré-aquecido.

Cobertura:
Ingredientes:
400 gramas de chocolate meio amargo
200 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 gramas de doce de leite

Modo de Fazer
Derreta o chocolate e misture muito bem a manteiga e o doce de leite. Leve para a geladeira por 15 minutos para a cobertura firmar e com a ajuda de um saco de confeiteiro e um bico pitanga decore os cupcakes.

Receita de bolinho de banana sem açúcar, sem leite e sem farinha

Quando vi essa receita fiquei meio desconfiada, mas como estava com um monte de bananas super maduras aqui em casa resolvi arriscar.
Receita de bolinho de banana sem açúcar, sem leite e sem farinha

Foi a melhor coisa que fiz, os bolinhos ficam deliciosos, são ótimos para lanche da escola, para café da manhã ou lanche da tarde. Todo mundo aqui adora!!
Normalmente levo menos de 15 minutos entre preparar a receita e assar os bolinhos! Olha aqui a lista dos ingredientes:

2 bananas maduras
1/4 de xícara de óleo
1 xícara de aveia (pode ser farinha de aveia ou aveia em flocos finos ou grossos)
2 ovos
1/2 xícara de uvas-passas pretas
1/2 colher de sopa de fermento em pó
Uvas-passas para decorar

A receita é bem fácil de fazer, dá uma olhada no passo-a-passo no vídeo aqui embaixo e não se esqueça de se inscrever no nosso canal para receber todas as nossas atualizações!


Estas Mãos


Estas Mãos Cora Coralina



Olha para estas mãos
de mulher roceira,
esforçadas mãos cavouqueiras.

Pesadas, de falanges curtas,
sem trato e sem carinho.
Ossudas e grosseiras.

Mãos que jamais calçaram luvas.
Nunca para elas o brilho dos anéis.
Minha pequenina aliança.
Um dia o chamado heróico emocionante:
- Dei Ouro para o Bem de São Paulo.

Mãos que varreram e cozinharam.
Lavaram e estenderam
roupas nos varais.
Pouparam e remendaram.
Mãos domésticas e remendonas.

Íntimas da economia,
do arroz e do feijão
da sua casa.
Do tacho de cobre.
Da panela de barro.
Da acha de lenha.
Da cinza da fornalha.
Que encestavam o velho barreleiro
e faziam sabão.

Minhas mãos doceiras...
jamais ociosas.
Fecundas. Imensas e ocupadas.
Mãos laboriosas.
Abertas sempre para dar,
ajudar, unir e abençoar.

Mãos de semeador...
Afeitas à sementeira do trabalho
Minhas mãos raízes
procurando a terra.
Semeando sempre.
Jamais para elas
os júbilos da colheita.

Mãos tenazes e obtusas,
feridas na remoçãode pedras e tropeços,
quebrando as arestas da vida
Mãos alavancas
na escava de construções inconclusas.

Mãos pequenas e curtas de mulher
que nunca encontrou nada na vida.
Caminheira de uma longa estrada.
Sempre a caminhar.
Sozinha a procurar
o ângulo prometido,
a pedra rejeitada.


Cora Coralina
Meu Livro de Cordel – 1976


Receita de Tomate Seco

Como anunciei nesse post aqui, essa semana inaugurei o canal do youtube, a receita escolhida foi a de tomate seco!
Receita de Tomate Seco
Tive meu primeiro contato com essa delícia mais ou menos na virada do século (parece que foi ontem, mas já faz um tempão... rs), era uma novidade, e diziam que era impossível fazer em casa pois era necessário ter uma máquina para desidratar alimentos.
Com o tempo a versatilidade dos tomates secos foi conquistando as pessoas, as pizzas de rúcula com tomate seco ganharam destaque nos cardápios das pizzarias e apareceram muitas receitas de tomate seco feito em casa!
Preparei um vídeo que mostra o passo-a-passo de como fazer o tomate seco, é muito fácil, o principal segredo é usar tomates italianos maduros.



Confira a receita completa:

Ingredientes:
15 tomates italianos maduros
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de semente de coentro
1/2 xícara de orégano seco
1 dente de alho
Azeite suficiente para cobrir os tomates depois de prontos

Modo de fazer:
Corte os tomates ao meio e retire todas as sementes e disponha eles com a pele para baixo em uma bandeja.
Misture todos os temperos e polvilhe sobre os tomates (menos o alho). Vire os tomates com a pele para cima e leve para assar em forno pré-aquecido à 160 graus por aproximadamente 2 horas.
Retire a bandeja do forno, escorra o excesso de água e vire todos os tomates.
Volte para o forno por mais duas horas, ou até que os tomates tenham secado completamente e estejam com o aspecto que aparece no vídeo.
Passe os tomates ainda quentes para um vidro intercalando com o alho batido e azeite até cobrir todos os tomates.

Bom apetite!

Livros: Dona Benta - Comer Bem

Dona Benta, é personagem marcante dos livros de Monteiro Lobato. A senhora sabida e apaixonada por livros é a avó da Narizinho e do Pedrinho e dona do Sítio do Pica Pau Amarelo, palco das grandes aventuras vividas por toda a turma do sítio!
Livro Dona Benta: Comer bem
Essa avó tão querida em todos os cantos do Brasil, foi quem deu credibilidade a um livro que sem dúvida é um clássico da literatura culinária (soa estranho mas essa expressão existe!!), "Dona Benta - Comer Bem", editado pela primeira vez em 1940, está presente na casa de muitos brasileiros e faz parte da nossa memória afetiva.
Eu comprei o meu exemplar há alguns anos, me lembro do primeiro dia dele aqui em casa, eu estava tão empolgada, que no mesmo dia preparei mais de cinco receitas em uma tacada só: Fiz um lombo com abacaxi, salada caesar, biscoitinhos de amêndoa, torta de maçã e torta de ameixas. Todas as receitas ficaram perfeitas! A turma aqui em casa adorou! :)
Me lembro também da ocasião do aniversário de 90 anos do meu avô paterno, usei uma deliciosa receita de marzipã para rechear os bombons que eu preparei!
Atualmente o livro já alcançou a 77o. edição e reune mais de 1.500 receitas (de todos os tipos e para todos os gostos), além de cardápios, informações sobre utensílios e eletrodomésticos e dicas de cozimento e congelamento. É o tipo de livro que me faz esquecer de tudo e perder a hora.
Navegando pela internet, encontrei à venda na livraria Saraiva a nova edição, que pela primeira vez é toda colorida! Com esse cupom de desconto Saraiva, é possível conseguir um ótimo desconto na compra, e você pode aproveitar para dar uma olhadinha em outros livros que eu já indiquei aqui no blog, como o "Açúcar" do Gilberto Freire e "Uma Casa na Campina", livro da coleção da Laura Ingalls que me inspirou a fazer uma deliciosa torta de abóbora!

O Canal do Youtube está no ar!


Olha só uma amostra so que vem por aí!!

Eu já estava querendo há algum tempo criar um canal no youtube, porém produzir vídeos com regularidade não é uma tarefa simples... Mal imaginamos tudo que está por trás de uma produção.
Acho que o meu maior dilema foi fechar um formato e uma identidade visual para os vídeos. Eu queria que sempre que alguém assistisse à algum vídeo já identificasse com blog, acho que  esse processo foi o mais demorado, bem... como boa pisciana que sou, não podia ser diferente... 
Definido o formato, escolhi as receitas e fiz um roteirinho onde anotei o passo-a-passo de execução. Chequei a dispensa e fiz minha listinha de compras, já imaginou começar a gravar e perceber que está faltando um ovo?  
Além da lista de ingredientes, fiz também uma lista com todos os utensílios e objetos de cena que iriam aparecer no vídeo, da luva até o vasinho de flor que ficaria desfocado lá no fundo e que faz toda a diferença...
Um dia antes de filmar, saí para comprar tudo o que precisava, cheguei em casa e fiz uma bela faxina na cozinha, não que ela estivesse suja, mas o menor sinal de gordura aparece gritantemente no vídeo, então imagina como o forno por exemplo tem que estar impecável... haja limpa forno...
Paralelo a tudo isso, fiz a lista de equipamentos necessários para a gravação, (perceberam como gosto de uma lista né... rsrsrs), deixei tudo minuciosamente organizado. 
Começamos a gravar às 8 horas da manhã, contei com a ajuda de um amigo, paramos quase no final da tarde, isso porque uma receita que normalmente tem um tempo de preparo de 2 horas, na hora de gravar esse tempo dobra,  afinal é sempre é necessário gravar mais de uma vez um mesmo passo da receita.
Com tudo gravado comecei a editar o material com o sentimento que finalmente deu certo! O blog tem um canal no youtube!!
A partir dessa semana, toda quinta-feira publicarei um vídeo novo!! 
A ideia é compartilhar o passo-a-passo de receitas em vídeos curtos e objetivos. Mais detalhes sobre a receita e a lista completa com as quantidades dos ingredientes sempre será publicada aqui no blog!
Espero que gostem!! :)
COPYRIGHT (C) ENTRE MIL COZINHAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | DESIGN POR SUSAN SANTOS • PROGRAMAÇÃO POR HEART IDEAS.